sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A ÁRVORE DOS MEUS AMIGOS

     Mensagem apresentada pelo 6º ano B no dia 26/08/2011, pela aluna Érica Orlandini, orientada pela professora Marlise Krein.



      Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho. 
      Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras apenas vemos entre um passo e outro.
      A todas elas chamamos de amigos. Há muitos tipos de amigos. Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles. 
      O primeiro que nasce do broto é o amigo pai e mãe. Mostram o que é ter vida. 
    Depois vem o amigo irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça como nós. 
      Passamos a conhecer toda a família de folhas, a qual respeitamos e desejamos o bem. Mas o destino nos apresenta outros amigos, os quais não sabíamos que iam cruzar o nosso caminho. 
     Muitos desses denominados amigos do peito, do coração, são sinceros, são verdadeiros e nos trazem muitas alegrias. Mas também há aqueles amigos por um tempo, talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora. Esses costumam colocar muitos sorrisos na nossa face, durante o tempo que estamos pertos.
     Falando em perto, não podemos esquecer dos amigos distantes. Aqueles que ficam nas pontas dos galhos, mas que quando o vento sopra, sempre aparecem novamente entre uma folha e outra.
      O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima, e perdemos algumas de nossas folhas. Algumas nascem num outro verão e outras permanecem por muitas estações. Mas o que nos deixa mais feliz é que os que caíram continuam por perto, continuam alimentando a nossa raiz com alegria através das lembranças de momentos maravilhosos enquanto cruzavam o nosso caminho.
      Desejo a você, folha de, minha árvore. Paz, Amor, Saúde, Sucesso, Prosperidade. Hoje e sempre... Simplesmente por que: Cada pessoa que passa em nossa vida é única. Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós.
     Esta é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova evidente de que duas almas não se encontram por acaso.
  (Autor desconhecido)
 

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Uma mensagem para refletir

http://s3.amazonaws.com/pixmac-preview/00
A mensagem abaixo nos faz refletir sobre várias atitudes e pensamentos que temos. Quantas vezes nos perguntamos e comentamos o por que da deficiência de alguém. Vemos isso como um castigo, quantos como eu, nunca haviam pensado que não era um castigo e sim uma oportunidade dada por Deus para nos aperfeiçoarmos, como disse o pai de José: “Eu acredito, o pai respondeu, que quando Deus traz uma criança assim no mundo, a perfeição que ele busca está no modo como as pessoas reagem a esta criança”. Outra lição que pode ser aprendida e posta em prática por meio da leitura deste texto é que todos nós, ditos normais ou deficientes, necessitamos de aceitação, incentivo e oportunidades (Profª Letícia Zanotelli).


 Para Refletir
 
        Existia uma escola que se dedicava ao ensino de crianças deficientes. Algumas dessas crianças permaneciam ali por toda a sua vida escolar, enquanto outras podiam ser educadas em escolas normais. Em um jantar beneficente dessa escola, o pai de uma criança fez um discurso que jamais seria esquecido pelos que estavam presentes.
      Depois de elogiar a escola e seu dedicado pessoal, clamou ele: Onde está a perfeição em meu filho José? Pois tudo o que Deus faz é feito com perfeição!
       Mas meu filho não pode entender as coisas como outras crianças entendem. Meu filho não pode se lembrar de fatos e números como as outras crianças. Onde está a perfeição de Deus?
       A platéia estava chocada, sofrida pela angústia do pai e paralisada pela pergunta crucial.
        Eu acredito, o pai respondeu, que quando Deus traz uma criança assim no mundo, a perfeição que ele busca está no modo como as pessoas reagem a esta criança.
        Ele contou então a seguinte história sobre o seu filho José.
        Uma tarde José e eu caminhávamos por um parque onde alguns meninos que José conhecia estavam jogando futebol. José perguntou: Pai você acha que eles me deixarão jogar?
       Eu sabia que meu filho não era apto para esportes e que a maioria dos meninos não o queriam no time deles. Mas entendi que se o meu filho fosse escolhido para jogar, isto lhe daria uma sensação de participação, de autoconfiança e de utilidade.
        Aproximei-me de um dos meninos no campo e perguntei-lhe se José poderia jogar. O menino deu uma olhada ao redor procurando pela aprovação dos seus companheiros de time. Não conseguindo nenhuma aprovação, ele assumiu a responsabilidade em suas próprias mãos e disse: "Nós estamos perdendo por 3 a 0 e o jogo está no segundo tempo. Eu acho que ele pode entrar e tentar jogar por nosso time".
       Fiquei emocionado com esta atitude e quando José abriu um grande sorriso não pude conter as minhas lágrimas. Pediram então a José para vestir o uniforme do time e jogar.
       Aos poucos minutos, o time de José marcou o primeiro gol, mas ainda estavam perdendo por 3 a 1. Minutos depois, o time de José marcou novamente dois gols e agora o marcador estava 3 a 3. Logo após, um atacante do time de José sofreu um pênalti e o capitão do time (que era o menino que o tinha aceito para jogar) o escalou para bater a falta!
      O time deixaria José bater a falta nestas circunstâncias e jogar fora a chance de ganhar o jogo?
     Surpreendentemente, tinha sido dada a aprovação à José. Todo o mundo sabia que era quase impossível que ele marca-se o gol porque José nem mesmo sabia chutar direito, nem mesmo correr bem era possível!
       Porém, quando José tomou posição, o goleiro do time adversário se moveu alguns passos, num gesto de extrema autoconfiança e desdém para com José.
        Todo o mundo começou a gritar: José, José, José, José!
        José olhou a bola, olhou depois para o goleiro adversário e vacilante e cheio de medo, correu desajeitadamente para chutar, com os olhos arregalados e assustados.
      Pareceu-lhe uma eternidade até que ele alcançasse a bola com seus pés. Neste instante fechou seus olhos e chutou com toda a sua força e escutou uma enorme gritaria de todo o público que assistia ao jogo!
      Quando José abriu seus olhos, não podia acreditar no que estava vendo: a bola estava no fundo da rede!!!!
       José correu para pegar a bola e todos os meninos o ergueram nos ombros fazendo dele o herói, como se ele tivesse vencido um grande jogo ou um campeonato.
       "Aquele dia," disse o pai docemente e com lágrimas caindo sobre sua face, "todos esses meninos alcançaram o nível da perfeição de Deus".
         E continuou o pai a dizer:
       Engraçado como isto é tão verdadeiro e envergonha a todos nós! Engraçado como se pode enviar mil piadas por e-mail e elas se espalharem como fogo, mas quando você começa a enviar mensagens sobre algo bom, as pessoas pensam duas vezes em compartilhá-las. Engraçado como a indecência, as coisas grotescas, vulgares e obscenas cruzam livremente o ciberespaço, mas quando você for contar esta estória, vocês pensaram duas vezes em faze-lo, porque vocês não estarão seguros se a pessoa que lhes está escutando vai acreditar.
        Engraçado como uma pessoa pode se preocupar mais sobre o que as outras pessoas pensem dela do que o que Deus pensa dela. Engraçado não é?
        Entretanto algumas pessoas não se preocupam com as outras - só com elas próprias! Mas existem algumas poucas pessoas que se preocupam com as outras, e este foi o caso do menino que deixou jogar a meu filho, que lhe deu a chance de bater aquela falta, que acreditou nele, apesar de ele não ser normal como as outras crianças!
       Vamos todos ter a esperança de que nós podemos fazer a vida um pouco melhor para pessoas que não estão tão bem quanto nós. Vamos lutar por fazer alguém acreditar nele mesmo e que tudo pode ser realizado!!!
Maktub
1491
        Texto do site:
http://www.netmarkt.com.br/mensagens2002/1491.html

  
         Essa mensagem foi trabalhada com os alunos dos 6ºAnos A e B. Seguem as reflexões:
     
        
         Eu senti dó do menino. O rapaz foi muito legal como o menino de deixar ele jogar. Eu iria deixar ele jogar porque ele também é uma criança é muito importante a socialização de deficientes. Aprendi que temos que aceitar os outros como eles são (Daniel Pires - 6º B).

     
         O pai do menino não acreditava no seu filho. E o menino fez certo e marcou um gol. Se fosse meu time também deixaria o menino jogar, não é só por que a pessoa é diferente que não vou aceitá-la, além disso, ninguém é perfeito (Pedro – 6ºB).



           Nunca podemos dizer que somos melhores do que os outros porque podemos magoar alguém que nos ama muito. Na vida temos coisas simples como eu e importantes como você (Vanderléia e Gean – 6º A).


         Aprendi que devemos dar oportunidades para todas as pessoas deficientes (Artur - 6º A)
 


       

ENQUANTO HOUVER MÚSICA E POESIA



          Música e poesia são fontes inspiradoras de paixões e de reflexões.  Elas enchem de alegria nossa vida. Uma completa a outra. Pensando nisso, os alunos das 8ª séries trabalharam com a música “Enquanto houver sol” dos Titãs, nas aulas de Língua Portuguesa. Refletiram sobre o conteúdo dessa música e traçaram um paralelo sobre seus medos, inquietações e sobre os problemas que assolam o mundo. Uma vez que, essa atividade integra o projeto sobre valores e atitudes que está sendo desenvolvido na escola. O resultado do trabalho pode ser conferido a seguir:


ENQUANTO HOUVER...

Enquanto houver roubos
Haverá perdas e maldade
Enquanto houver drogas
Haverá famílias destruídas
Enquanto houver guerras
Haverá cada vez mais mortos e feridos
Enquanto houver fome
Haverá pessoas nas ruas clamando por pão
Enquanto houver discriminação
Haverá preconceito entre irmãos
Enquanto houver poluição
Haverá um fim do mundo mais próximo
Enquanto houver lixo acumulado nas ruas
Haverá mais enchentes invadindo as casas
Enquanto houver o abandono dos pais
Haverá mais choro dos órfãos
Enquanto houver motoristas embriagados
Haverá mortes de inocentes
Enquanto houver um pouco de esperança nos corações das pessoas
Haverá heróis
Lutando por um mundo melhor
Para todos nós...

Alunos autores: Idione, Danrley, Ezequiel, Renan e Karen.
8ª série A




ENQUANTO HOUVER...

Enquanto houver raiva
Haverá maldade
Enquanto houver solidão
Haverá isolamento
Enquanto houver traição
Haverá corações partidos
Enquanto houver drogas
Haverá famílias destruídas
Enquanto houver prostituição
Haverá meninas moças se vendendo
Enquanto houver poucos médicos
Haverá filas nos hospitais
Enquanto houver desemprego
Haverá prejuízo
Enquanto houver a dor da perda
Haverá sofrimento
Enquanto houver armas
Haverá inocentes morrendo
Enquanto houver infidelidade
Haverá pouca amizade
Enquanto houver abandono
Haverá a falta de solidariedade
Enquanto houver bondade
Haverá magia
No coração
De cada ser...

Alunos autores: Luana S., Fernanda, Ricardo e Jonas.
8ª série B

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

CULTURA GAÚCHA

       Na tarde de segunda-feira, dia 15 de agosto, o prefeito César Beneduzi, esteve na Escola Construindo o Saber para falar com os alunos dos 5º anos A e B sobre a cultura gaúcha, o CTG e a cavalgada. 
       O assunto já vinha sendo trabalhado nas aulas de histórias em virtude de agosto ser o mês do folclore e em setembro comemorar-se a Semana Farroupilha. Também devido ao projeto que vem sendo desenvolvido na escola “ Construindo valores, mudando atitudes”.
       O prefeito César ressaltou a importância de se manter viva a tradição, resgatar a cultura e os valores gaúchos. Também falou sobre a pilcha (vestimentas típicas), do peão e da prenda, contou a história do CTG Capitão Ribeiro e das regras e costumes de quem participa deste. Comentou sobre as invernadas artísticas e o rodeio do município. Outro tema trabalhado foi as cavalgadas, que ocorrem no mês de Setembro, o prefeito falou sobre o roteiro deste ano e como é o cotidiano de quem participa.
       Os alunos fizeram bastante perguntas referentes aos assuntos trabalhados principalmente sobre cavalos.




Uma receita de vida


           A partir dos slides trabalhados em aula, com a professora Giovane, os alunos do 6º ano A e B elaboraram a sua receita de vida. Confira:




Bolo da Vida!
1xícara de alegria
4 xícaras de amor
3 xícaras de bondade
2 xícaras de honestidade
5 xícaras de caridade
3 xícaras de sinceridade
2 xícaras de paz.
Modo de preparo: 
  • Primeiro misture a bondade, alegria, sinceridade, caridade, paz, honestidade e principalmente o amor. Ferva bem e deixe esfriar por 40 minutos.
Para quem servir: 
  • Para a família, parentes, professores, amigos e colegas.
Como servir: 
  • Faça uma mesa bem bonita e coloque o bolo e as outra guloseimas. 
Bom APETITE... 
Cristian L. Fussinger - 6º Ano A


Bolo do AMOR! 
1 xícara de sabedoria
2 xícaras de amizade
1 xícara de vontade
1xícara da capacidade
1copo de boas amizades
1colher de cooperação
2 xícaras de carinho
Modo de preparo: 
  • Mexa as palavras com muito carinho. 
  • Vá acrescentando amizade, vontade e a capacidade.
  • Misture bem com um jeito muito especial. 
  • Use o fogo brando, nunca deixe ferver.  
  • Então tempere-as com sabedoria e bons amigos, cooperação e também com carinho.
Como servir:   
  • Sirva as porções com muito amor e sinceridade para não machucar ninguém.
  • A temperatura ideal é a do amor.  
  • Sirva aos amigos, pais e professores com um sorriso no rosto e um brilho no olhar e siga em frente sempre lutando pelo que quer. 
Vanderléia Weber - 6º Ano A




Receita de saúde da vida!
2 colheres de amor
3 xícaras de carinho
4 colheres de sopa de afeto
3 pingos de honra
2 pitadas de orgulho
1 colher de amizade
5 pingos de alegria


  • E por fim uma boa panela de Educação e Gentileza. Cozinhe na temperatura do amor, sirva com bondade.
  • Faça a cobertura com alegria e amor, e esqueça as coisas ruins. Coma e sirva a vontade para seus amigos, professores, vizinhos e para todas as pessoas que te rodeiam com amor. 
Dyonatan Fachi - 6º A
  

Bolo da Vida!
1 xícara de amor
2 xícaras de família
1 copo de esperança
2 copos de respeito
3 copos de carinho
10 xícaras de farinha
1 xícara de amigo
Modo de Preparo:
  • Misture todos os ingredientes  na forma. Depois reparta com os professores, com a família e os amigos.
Sueli da Silva Filter - 6º A




Receita de Vida!
2 xícaras de chocolate bem gostoso
2 ou 3 maçãs bem doces
Uma pitada de amor
Um pouco de felicidade
3 pitadas de carinho
Muita farinha
3 ovos
Modo de Preparo: 
  • Misture tudo e mexa por alguns minutos.  
  • Bote no formo, espere ficar pronto e sirva à sua família, professores, colegas com muita honestidade e amor.
    Marlon Hemming - 6º Ano A


Receita de Vida!
1 colher de chocolate
1 colher de amor,
2 colheres de carinho
10 colheres de inteligência
13 colheres de uma boa família
5 xícaras de bondade
 
Modo de preparo:
  • Pôr no formo e só esperar para comer entre amigos.
Luis Nerich - 6º Ano A


O Bolo do Amor! 
1 xícara de alegria
2 colheres de carinho
8 xícaras de amor
1kg de farinha (São Roque)
1 xícara de bondade
8 xícaras de felicidade

Modo de preparo:
  • Bater no liquidificador a bondade e o carinho. Depois misture a farinha e a alegria.
  • Mas para isso a bondade e o carinho têm que estar numa bandeja pequena para depois misturar a farinha e a alegria. Bata bem a farinha e a alegria para depois colocar junto com a bondade e o carinho. Após ter feito isso, coloque os 4 ingredientes em uma forma grande e leve para o formo por 45 minutos. E por final quando você tirar do formo, você terá que esperar por 29 minutos para você fazer a cobertura.
Como fazer a cobertura: 
  • Para fazer a cobertura você terá que pegar a batedeira e bater as 8 xícaras de felicidade e as 8 xícaras de amor. Bater por 3 minutos e tirar em cima da pia a bacia que fica embaixo da batedeira. Depois é só colocar por cima do bolo e está pronto.
Como servir:
  • Sirva para os seus colegas, para os seus professores e também sirva para a sua família toda.
Eu desejo para vocês um bom APETITE.
Daniela Ames - 6º Ano A


Toda Receita de vida deve ter!
Amor: todo dia, não pode faltar
Carinho: pode exagerar
Não se esqueça do PERDÃO e cuide o prazo de validade não pode estra vencido
Paz: use sempre
Compaixão: o quanto quiser
Paciência: o máximo possível
Solidariedade: sempre o máximo que tiver
Prazer em ajudar as pessoas - um dos ingredientes principais desta receita
Amizade: deve ter muita

Modo de preparo:
  • Misture amor, carinho, compaixão e paciência para a cobertura. Depois para a massa misture a solidariedade com o perdão e o prazer de ajudar as pessoas e tem uma massa perfeita. Recheio: 4 xícaras de respeito, várias pitadas de serenidade, 1 ou mais latas de felicidade.
Para quem servir:
  • Todos que querem seu próprio bem.
Évilin Kuhn de Siqueira – 6º Ano B

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

VALORIZAÇÃO DA VIDA


            As turmas do 6º ano A e B, no dia 09 de agosto de 2011, tiveram a oportunidade de conversar sobre o tema “VALORIZAÇÃO DA VIDA”, com a psicóloga: Mariana Mazzarino. As professoras Elisângela e Genusane acompanharam as turmas nesta palestra e após realizaram trabalhos de reflexão e escrita de relatórios.



A seguir seguem os relatórios escritos pelos alunos:

       A palestra que tivemos hoje foi muito legal porque aprendemos os valores da vida com a psicóloga Mariana. Nós fizemos a dinâmica dos balões, na qual nós não podíamos deixar os balões caírem, porque eles eram uma representação da nossa vida. Depois, falamos sobre a família, de como ela é importante para nós e comentamos sobre nossa aparência e higiene.
        A psicóloga falou depois sobre a adolescência, de amigos, que nós não devemos usar drogas e falou um pouquinho sobre Bullyingg, complementando o que nós estamos estudando nas aulas de religião.
GIAN RODRIGUES DA SILVA E MARLON HEMMING - 6º ANO A


        A psicóloga Mariana, nos explicou o que significa valorização da vida.
         A valorização da vida significa ter uma família sempre unida, quando precisamos de carinho, amor, alegria, cooperação e dar um ombro amigo quando alguém precisar, porque sem família e amigos não somos nada.
         A psicóloga nos explicou que a solidariedade é ajudar alguém quando alguém precisa de carinho, afeto, conselho, ajuda, disser palavras bonitas para alegrar uma pessoa.
        Uma coisa principal é a higiene bucal que devemos ter. Escovar os dentes sempre, 3 vezes por dia e tomar banho todos os dias.
        O comportamento é uma coisa muito importante para a nossa vida, por exemplo: quando a professora está falando, erguer a mão para falar.
       O bullying também foi explicado porque está acontecendo no mundo inteiro, como uma agressão física.
LUIS FERNANDO NERICH E VANDERLÉIA WEBER PADILHA - 6º ANO A

       
       A primeira coisa que foi feita foi uma dinâmica de balões, sobre Valorização da Vida, em que cada um teria de cuidar de seu balão como se fosse sua vida, não poderíamos cair, pois se caísse nossa vida estaria perto da morte e enquanto isso a psicóloga Mariana vinha e tentava mandar nossa vida (o balão) para longe como se fosse as dificuldades que poderiam atrapalhar nossa vida. Então depois ela pediu o que era a vida para nós.
       Na palestra falamos sobre higiene íntina, higiene corporal, higiene da boca, a qual é necessária para se ter saúde. Também falamos sobre o comportamento, em casa, na sala e em outros lugares.
      Ser solidário, nunca excluir ninguém do grupo, sempre ajudar a quem precisa, quando pedimos algo emprestado temos de ter em mente que aquela pessoa também poderá pedir a nós, e quando isso acontecer teremos que dizer um belo SIM.
      E também falou que sempre, sempre mesmo temos de ter respeito com a família, parentes, amigos, e também com as pessoas que não conhecemos. Em primeiro lugar temos que nos respeitar e depois respeitar a quem nos ama.
      Temos que aproveitar a vida ao máximo possível, pois um tsunami poderia vir e acabar com tudo....
BRUNA HUNHOFF E DANIELA AMES - 6º ANO A



Desenhos dos alunos sobre o tema Valorização da Vida

   Jardel da Costa - 6º Ano B 


Jaqueline Leindens - 6º Ano B 
 


                                     Vanderléia Weber Padilha - 6º Ano A

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O que é, afinal, a vida?

         Mensagem lida pelo 6º ano A no dia 12/08/11, pelos alunos Bruna Hunhoff e Artur Pfeifenberg, orientados pela professora regente Ana Cristina.

O que é, afinal, a vida?


           Num lindo dia de sol, por volta do meio-dia, fez-se grande silêncio na orla da mata. Os passarinhos haviam escondido suas cabecinhas sob as assas, e tudo descansava.
              Foi quando o Bem-te-vi espiou por entre as folhagens da árvore e perguntou: “O que é, afinal, a vida?”
             Todos se surpreenderam com essa pergunta difícil. O Bem-te-vi deixou seu galho, deu uma grande volta pelo campo e voltou, em seguida, ao seu lugar, á sombra da árvore.
              Uma Roseira, á beira do caminho, estava, nesse momento, abrindo um botão. Desenrolando uma pétala após outra dizia: “A vida é só alegria e brilho”.
             Por entre o gramado denso, uma Formiga carregava uma haste dez vezes mais longa do que ela própria. Numa parada para descanso, disse: “ A vida não é mais do que trabalho e cansaço”.
            Uma Abelha, voltando de sua excursão pelo campo, carregadinha de néctar, observou: “A vida é um misto de trabalho e prazer”.
              Ouvindo estas reflexões sábias, o Botão não pôde deixar de dar seu palpite: A vida? A vida é uma luta no escuro.”
             Quase teria dado briga entre os animais, se não tivesse começado a chover. E a chuva dizia: “ A vida consiste de lágrimas só lagrimas.”
              E a chuva seguia adiante, para o mar; aí, as Ondas se jogavam com toda a força contra a rocha e gemiam: “A vida é uma luta constante e sem êxito por liberdade.”
               Muito alto, no céu, uma Águia perfazia círculos majestosos, ela exultava: “A vida é um esforço para subir.”
             Não muito longe da margem, estava uma Árvore; já curvada pela tempestade, disse: “A vida é inclinar-se sob uma força maior”.
              Então veio a noite, silenciosamente. Uma Coruja deslizava pelo campo, em direção á mata, e disse: “A vida é aproveitar as oportunidades, enquanto outros dormem”.
                Finalmente, o silêncio cobriu o campo e a mata, após algum tempo. Chegou um Jovem e caiu na relva, cansado de dançar e beber: “A vida é uma busca constante de felicidade e um longa corrente de decepções.”
               De repente, a Aurora se levantou, em todo o seu esplendor, e disse: “Assim como o Dia é um instante da vida, assim a vida é um instante da Eternidade.”











PODER ALÉM DA VIDA


        Dentro do projeto "Construindo valores mudando atitudes", os alunos assistiram o filme: PODER ALÉM DA VIDA. Após, relataram o mesmo:

  
        Esse filme retrata a vida de um jovem que amava a ginástica das argolas, sempre sonhava em ser “o senhor das argolas”. Numa noite conheceu Sócrates, um homem velho que lhe ensinou várias lições de vida.
        Uma delas é que se nós queremos algo, devemos lutar e ter a mente vazia sem ter outras coisas no pensamento. Não importa o tamanho do obstáculo que teremos que pular ou ultrapassar e sim o tamanho da nossa perseverança e persistência em conseguir aquilo que sonhamos.
        Ben sofreu um acidente de moto e precisou usa platina numa perna. Com a ajuda de Sócrates, ele conseguiu perceber que não importa o destino desde que a jornada seja repleta de felicidade.
         Ben, conseguiu realizar seu sonho com muita força e luta que era dar o salto mortal triplo no campeonato.
Débora e Josemar - 8ª série B

     
         O filme trata sobre o valor da vida, como a valorizamos e cuidamos dela. Ele trás a questão de força - ele teve força, pois conseguiu chegar lá; esperança - em poder caminhar após o acidente grave que sofreu; persistência - em buscar o seu objetivo e conseguir; sonhar - com algo e seguir de cabeça erguida, lutando pelo sonho. Devemos dar valor em tudo que fazemos, tanto na ginástica como na vida, em nosso dia a dia.
        O filme também nos fez refletir sobre nossos atos, pois quando somos jovens achamos tudo bonito e queremos é nos divertir sem pensar, mas, depois começamos a refletir sobre o que fizemos e começamos a nos arrepender.
        O ator do filme, Ben passa por isso, primeiro ele pensa que tudo é diversão e depois de um grave acidente ele começa a refletir sobre a sua vida e vê que ele poderia ter tido mais responsabilidade e não valoriza o tempo. Assim concluímos que devemos valorizar a vida em quanto podemos e, é assim  podemos ser mais felizes.
  Luana P. e Giovane – 8ª série B



             O filme retrata a coragem, perseverança e insistência de um jovem sonhador que busca seu maior sonho: fazer um salto mortal triplo nas argolas, para isso ele buscava unicamente a diversão e muita força. Até aparecer um velho, que se tornou seu melhor amigo que o ensinou sobre a concentração e a ver a vida de uma maneira diferente.
              Um acidente de moto fez todos acreditarem que ele não conseguiria mais praticar seu esporte e realizar o seu sonho, mas com muito esforço e com ajuda de seu amigo Sócrates ele conseguiu se concentrar e realizou seu maior desejo de ser selecionado para as olimpíadas e ganhou a medalha de ouro graças a sua coragem.
 Alini e Ricardo - 8ª série B

          

       O filme nos transmite valores muito importantes, como ter esperança e correr atrás do que realmente queremos, por mais que tudo der errado, pois se tivermos esperança e força de vontade atingiremos nossos objetivos.
Diogo Biasibetti - 8ª A



        O filme transmite que devemos dar mais valor à vida do que aos bens materiais, pois um dia pensaremos em tantas coisas que poderíamos ter feito, tantas amizades que poderíamos ter conquistado, mas estávamos preocupados com outras coisas que a gente não leva para o resto da vida. E, então perceberemos que não demos valor para quem realmente se importava conosco, quem nos ajudou dia após dia para conseguirmos vencer vários obstáculos na nossa vida.
Letícia Rohr - 8ª A
 
 

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

CONSTRUINDO VALORES MUDANDO ATITUDES


Mudando nossas atitudes para mudar a sociedade:
Consertando o homem se conserta o mundo”

         O turno da manhã da Escola Municipal de Ensino Fundamental Construindo o Saber está desenvolvendo o Projeto: “Construindo Valores Mudando Atitudes”, envolvendo as séries finais do ensino fundamental (5º Ano a 8ª Série).
          O principal objetivo é consciencializar o educando sobre a importância dos valores para uma boa convivência social.
           Os conteúdos que serão desenvolvidos durante o projeto são: amizade, auto estima, bullying, comercialização de datas, direitos e deveres, diversidade de valores na pluralidade cultural, drogas, higiene, honestidade, meio ambiente, política e ética, respeito, sexualidade e solidariedade.
         Para trabalhar os conteúdos acima citados serão desenvolvidas atividades como: filmes, pesquisas, mensagens, palestras, gincanas, dia cultural, relatos de pessoas da comunidade, seminários, dramatização, produção de textos e dinâmicas.
          O processo avaliativo, será realizado durante todo o desenvolvimento do projeto, de modo que os educadores estarão atentos aos avanços dos educandos, visando corrigir o que não deu certo e valorizando novas atitudes adquiridas.
          Em todas as atividades, serão realizadas reflexões, na tentativa de instigar o próprio aluno a auto-avaliação.

Trabalhando valores através de mensagens


         Nas aulas de informática os alunos visualizaram mensagens em slides que retratavam, por meio de histórias e imagens, valores a serem resgatados e cultivados pela sociedade.


       Os alunos das 7ª séries visualizaram uma sequência de imagens que retratavam a solidariedade animal: presenciar um ser ajudando outro deveria ser uma fato corriqueiro,  no entanto, diante do descalabro social vivido nos dias atuais, torna-se uma NOTÍCIA INTERNACIONAL E SENSACIONAL. 
        Como puderam as pessoas "humanas" atingir tão mísero grau de amor ao próximo? Está mais do que na hora de começarmos a refletir sobre os valores que cultivamos e praticamos, uma vez que, para mudar o mundo antes precisamos mudar nossas atitudes.


ANIMAIS MUITO HUMANOS

Reflexões dos alunos:

        Gostei muito dessa mensagem, pois retrata a atualidade do mundo em que vivemos, nem os humanos mais tem amor no coração, até os animais tem maior amor pelo seu próximo. Como vi nas imagens, não importando se eram rivais, como cachorro e gato, um cuidava do outro, e isso nem os humanos fazem, não tem mais solidariedade em seu coração. Hoje se vemos alguém ferido ou deitado nas calçadas, nem pensamos o que se passa na vida daquela pessoa, fazemos de conta que nem vimos! Devemos ter amor pelo nosso próximo! Mandamento que nosso querido Deus nós deixou! A medida do amor é amar sem medidas! Não olhar as classes sociais, profissões, marcas de roupas, apenas ter AMOR pelo nosso próximo! (Calebe Fernando Juchem, 7ªB, 2011).

        Animais muitas vezes sabem o valor de uma vida, mais que nós seres humanos. Na mensagem, podemos observar gestos solidários de um animal para com outro, atitudes de pequenos animais que se adotadas por nós poderiam tornar nosso mundo mais humano. Não existiria a descriminação, preconceito e de certa forma crianças ou pessoas passando fome, sendo mal tratadas, abandonadas. O que pensa uma mãe que abandona seu filho após o nascimento? Ou aborta? Talvez aquela criança era mais uma chance desperdiçada de mudar o mundo. Às vezes pequenas atitudes podem mudar o mundo. Comece com você!!! (Indianara e Thiago, 7ªB, 2011).



         Os animais são muito amorosos porque demonstram que eles são amigos até o último momento da vida de um companheiro.  Às vezes nós humanos não somos muito solidários com nossos amigos ou parentes.
        Amigos são para a vida toda, porque eles estão conosco nas horas boas e ruins da vida. Os cachorros mostram que são fiéis e companheiros a seus amigos e donos, como por exemplo, quando vamos em algum lugar o nosso cãozinho sempre está conosco. Se nós fossemos mais solidários, o mundo seria melhor.
       A amizade é um dos bens mais preciosos da vida junto com nossa família e nossa saúde. Minha família me ensinou que temos que valorizar os amigos que conquistamos porque se não ficamos só (Daniel Dutra, 7ªA, 2011).