quarta-feira, 24 de outubro de 2012




ESTUDANDO O COMBATE DO FÃO
 
Vista panorâmica do Rio Fão – Barra do Dudulha – Pouso Novo.
 
Ponte sobre o Rio Fão destruída pela forte enxurrada em 2010 (Imagem da direita).
A manhã da sexta-feira, dia 28 de Setembro foi vivenciada pelos alunos das turmas das 8ª séries da EMEF Construindo o Saber de Capitão, acompanhados pelos professores como um dia de grande aprendizagem. Durante as aulas de História foram lidos os textos publicados semanalmente no Jornal O Alto Taquari intitulados “O combate do Fão”. Em virtude do estágio que está sendo realizado pelo professor estagiário Valtair Pederiva pela UNIVATES, na EMEF Construindo o Saber. Pensou-se em levar os alunos para mostrar na prática o lugar histórico chamado “Barra do Dudulha” onde aconteceu esse combate que é real. Os alunos tiveram a oportunidade de ouvir os relatos e um pouco do conhecimento que o repórter, jornalista, locutor e porque não assim dizer historiador Alício de Assunção relatou. São fatos incríveis que não podem ficar despercebidos pelas pessoas. Entre os locais visitados destacam-se o cemitério onde estão enterrados alguns dos soldados do referido combate; o rio Fão que em determinado trecho separa os municípios de Progresso, Pouso Novo e Fontoura Xavier, ainda neste ponto há a ponte que ficou destruída na enxurrada de 2010 sendo levada pela forte correnteza e entulhos provocando a enorme tragédia principalmente nos municípios de Marques de Souza e de Travesseiro. Também há nesta comunidade uma pequena ponte de concreto que, segundo relatou Alício, já foi levada pelas fortes chuvas duas vezes sendo reconstruída pela terceira vez, sendo esta a única forma de travessia dos moradores da Barra do Dudulha para a rodovia BR 386. Ainda nesta localidade foram observadas árvores que estão destroçadas até hoje com as marcas das balas de munição pertencentes aos combatentes. A realidade observada é chocante, pois muito se distingue da realidade vivida em nosso município, já que a maioria das pessoas que nessa localidade residem, são agregados e vivem do plantio e cultivo do fumo ou cortando acácia e eucaliptos, vivendo em casas humildes. Segundo Alício, há em um ponto isolado daquela comunidade, um certo senhor que conta sobre um local onde ainda hoje se escutam “gritos e assovios” misteriosos de espíritos que por ali permanecem vagando. Histórias a parte, fica o nosso agradecimento pela grande colaboração e contribuição histórica que o senhor Alício de Assunção nos proporcionou naquela manhã.

MY FUTURE

Os alunos da 8ª série B, no decorrer das aulas de Língua Inglesa com a professora Giovane de Siqueira, produziram textos em quadrinhos sobre ações que eles pretendem realizar no futuro.













TURMAS DOS 5º ANOS REALIZAM PASSEIO DE ESTUDO

Com o propósito de estudar na prática os conteúdos discutidos nas aulas de Geografia, os alunos das turmas dos 5º anos acompanhados pelos professores Fabrício, Ana, Valtair e vice-diretora Mársia realizaram na tarde do dia 04 de setembro, uma caminhada pelos arredores da escola se deslocando até a propriedade da família do professor Fabrício. Na oportunidade, os alunos e professores observaram os diferentes tipos de relevo, as plantas e vegetação, fontes de água, aspectos econômicos predominantes na região.
A atividade realizada foi muito significativa, pois os alunos além de aprenderem observando na prática o que lhes foi ensinado em sala de aula, puderam saborear laranjas e ficar em contato com a natureza respirando o ar puro e apreciando as belas paisagens que muitas vezes passam desapercebidas de seus olhos.




FAZENDO ARTE COM GRAFITE
Os alunos da 8ª série B produziram desenhos a partir da observação de linhas em obras de artes nas aulas de Educação Artística com a professora Giovane de Siqueira. Os resultados das produções artísticas podem ser conferidos a seguir...


Comemorando a Semana Farroupilha com mateada

Os alunos do turno da manhã da EMEF Construindo o Saber realizaram um momento cívico e após mateada na escola no dia 19 de setembro. O momento cívico foi marcado pelas declamações dos alunos das 7ª séries que elaboraram poemas gauchescos no decorrer das aulas de Língua Portuguesa com a professora Rosane de Siqueira e em seguida o patrão do CTG Capitão Ribeiro Adriano Rizzi conversou com os alunos sobre a importância de dar valor às tradições, falou sobre a entidade que representa, bem como suas atividades e para encerrar sua participação, declamou o poema de Odilon Ramos “Mateando com a mamãe”.
Logo após esse momento cívico ocorreu a mateada entre os professores a alunos ao som de músicas gauchescas.
Já os alunos do turno da tarde no mesmo dia fizeram uma mateada onde as turmas se reuniram para dançar músicas gauchescas que são tradicionais no seu repertório e saborear um bom mate doce e amargo com os professores.