quarta-feira, 9 de maio de 2012


Relatório sobre as atividades de Geografia

Nós, alunos do ano B, estudamos nas aulas de Geografia as duas teorias sobre o surgimento do nosso Planeta Terra. A primeira teoria estudada foi a Criacionista. Essa teoria estudada afirma que foi Deus quem criou a terra em etapas durante seis dias e no sétimo Ele descansou e contemplou sua obra.
A segunda teoria é chamada de Evolucionista, pois, a Terra é resultado de uma evolução gerada de uma explosão cósmica denominada Big Bang que ocorreu em torno de 15 bilhões de anos atrás. Esse material cósmico foi se compactando até dar origem ao planeta.
Em seguida, estudamos as camadas da Terra. O interior do nosso planeta ainda é pouco conhecido. Os cientistas afirmam que o raio da Terra mede aproximadamente 6.400 quilômetros, mas as maiores escavações chegaram a apenas 13 quilômetros de profundidade e o homem conseguiu chegar a apenas 2 quilômetros e 80 metros de profundidade.
Também, aprendemos que a Terra é formada por três camadas internas as quais são: o núcleo que é composto principalmente de ferro e níquel em temperaturas muito elevadas, que chegam a 6000°C; o manto é a camada intermediária entre a crosta e o núcleo, é formada por rochas sólidas em forma de magma. Quando um vulcão entra em erupção, o magma sobe até a superfície e se denominada lava. A litosfera é a camada de Crosta terrestre. Ela é formada pela hidrosfera, conjunto de todas as águas dos mares, rios, águas subterrâneas e também o vapor de água.
A atmosfera é conjunto de gases que envolve a Terra. Ela equilibra a temperatura e contém os gases importantes para a vida, como oxigênio, nitrogênio e gás carbônico. É a camada externa gerando as condições necessárias ao desenvolvimento de vida, pois, contém o solo, o ar, a água, a luz, o calor e os alimentos.
Assim, em uma garrafa pet procuramos mostrar as camadas e plantamos uma muda de chá. Vamos deixar descansar na sala onde ela receberá luz e água todos os dias.

TRABALHO DEZENVOLVIDO COM A TRUMA DO 6° ANO B
PROF: CRISLEINE

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