quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O que é, afinal, a vida?

         Mensagem lida pelo 6º ano A no dia 12/08/11, pelos alunos Bruna Hunhoff e Artur Pfeifenberg, orientados pela professora regente Ana Cristina.

O que é, afinal, a vida?


           Num lindo dia de sol, por volta do meio-dia, fez-se grande silêncio na orla da mata. Os passarinhos haviam escondido suas cabecinhas sob as assas, e tudo descansava.
              Foi quando o Bem-te-vi espiou por entre as folhagens da árvore e perguntou: “O que é, afinal, a vida?”
             Todos se surpreenderam com essa pergunta difícil. O Bem-te-vi deixou seu galho, deu uma grande volta pelo campo e voltou, em seguida, ao seu lugar, á sombra da árvore.
              Uma Roseira, á beira do caminho, estava, nesse momento, abrindo um botão. Desenrolando uma pétala após outra dizia: “A vida é só alegria e brilho”.
             Por entre o gramado denso, uma Formiga carregava uma haste dez vezes mais longa do que ela própria. Numa parada para descanso, disse: “ A vida não é mais do que trabalho e cansaço”.
            Uma Abelha, voltando de sua excursão pelo campo, carregadinha de néctar, observou: “A vida é um misto de trabalho e prazer”.
              Ouvindo estas reflexões sábias, o Botão não pôde deixar de dar seu palpite: A vida? A vida é uma luta no escuro.”
             Quase teria dado briga entre os animais, se não tivesse começado a chover. E a chuva dizia: “ A vida consiste de lágrimas só lagrimas.”
              E a chuva seguia adiante, para o mar; aí, as Ondas se jogavam com toda a força contra a rocha e gemiam: “A vida é uma luta constante e sem êxito por liberdade.”
               Muito alto, no céu, uma Águia perfazia círculos majestosos, ela exultava: “A vida é um esforço para subir.”
             Não muito longe da margem, estava uma Árvore; já curvada pela tempestade, disse: “A vida é inclinar-se sob uma força maior”.
              Então veio a noite, silenciosamente. Uma Coruja deslizava pelo campo, em direção á mata, e disse: “A vida é aproveitar as oportunidades, enquanto outros dormem”.
                Finalmente, o silêncio cobriu o campo e a mata, após algum tempo. Chegou um Jovem e caiu na relva, cansado de dançar e beber: “A vida é uma busca constante de felicidade e um longa corrente de decepções.”
               De repente, a Aurora se levantou, em todo o seu esplendor, e disse: “Assim como o Dia é um instante da vida, assim a vida é um instante da Eternidade.”











Nenhum comentário:

Postar um comentário