segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Trabalhando valores através de mensagens


         Nas aulas de informática os alunos visualizaram mensagens em slides que retratavam, por meio de histórias e imagens, valores a serem resgatados e cultivados pela sociedade.


       Os alunos das 7ª séries visualizaram uma sequência de imagens que retratavam a solidariedade animal: presenciar um ser ajudando outro deveria ser uma fato corriqueiro,  no entanto, diante do descalabro social vivido nos dias atuais, torna-se uma NOTÍCIA INTERNACIONAL E SENSACIONAL. 
        Como puderam as pessoas "humanas" atingir tão mísero grau de amor ao próximo? Está mais do que na hora de começarmos a refletir sobre os valores que cultivamos e praticamos, uma vez que, para mudar o mundo antes precisamos mudar nossas atitudes.


ANIMAIS MUITO HUMANOS

Reflexões dos alunos:

        Gostei muito dessa mensagem, pois retrata a atualidade do mundo em que vivemos, nem os humanos mais tem amor no coração, até os animais tem maior amor pelo seu próximo. Como vi nas imagens, não importando se eram rivais, como cachorro e gato, um cuidava do outro, e isso nem os humanos fazem, não tem mais solidariedade em seu coração. Hoje se vemos alguém ferido ou deitado nas calçadas, nem pensamos o que se passa na vida daquela pessoa, fazemos de conta que nem vimos! Devemos ter amor pelo nosso próximo! Mandamento que nosso querido Deus nós deixou! A medida do amor é amar sem medidas! Não olhar as classes sociais, profissões, marcas de roupas, apenas ter AMOR pelo nosso próximo! (Calebe Fernando Juchem, 7ªB, 2011).

        Animais muitas vezes sabem o valor de uma vida, mais que nós seres humanos. Na mensagem, podemos observar gestos solidários de um animal para com outro, atitudes de pequenos animais que se adotadas por nós poderiam tornar nosso mundo mais humano. Não existiria a descriminação, preconceito e de certa forma crianças ou pessoas passando fome, sendo mal tratadas, abandonadas. O que pensa uma mãe que abandona seu filho após o nascimento? Ou aborta? Talvez aquela criança era mais uma chance desperdiçada de mudar o mundo. Às vezes pequenas atitudes podem mudar o mundo. Comece com você!!! (Indianara e Thiago, 7ªB, 2011).



         Os animais são muito amorosos porque demonstram que eles são amigos até o último momento da vida de um companheiro.  Às vezes nós humanos não somos muito solidários com nossos amigos ou parentes.
        Amigos são para a vida toda, porque eles estão conosco nas horas boas e ruins da vida. Os cachorros mostram que são fiéis e companheiros a seus amigos e donos, como por exemplo, quando vamos em algum lugar o nosso cãozinho sempre está conosco. Se nós fossemos mais solidários, o mundo seria melhor.
       A amizade é um dos bens mais preciosos da vida junto com nossa família e nossa saúde. Minha família me ensinou que temos que valorizar os amigos que conquistamos porque se não ficamos só (Daniel Dutra, 7ªA, 2011).

   



A FLOR DA HONESTIDADE
A honestidade é como uma flor tecida em fios de luz, que ilumina quem a cultiva e espalha claridade ao redor.

         Com as 8ªs foi trabalhado o valor da honestidade, por meio de uma história de amor ocorrida na China Antiga, onde um jovem príncipe, nas vésperas de se tornar imperador, tinha a missão de se casar. Para a escolha de sua futura esposa e imperatriz da China o príncipe lançou um desafio às moças do reino: quem cultivasse a mais bela flor seria a escolhida. Para a surpresa de todos, a escolhida foi justamente a moça que nada cultivou, a não ser seu amor e sua honestidade, pois todas as sementes entregues pelo príncipe eram estéreis.

Reflexões dos alunos:


           A Honestidade é um dom. Muitas vezes não é algo nos dado, mas sim algo que devemos cultivar. Um exemplo disso foi a mensagem que trabalhamos hoje: “A Flor da Honestidade”, que contava a história de um príncipe da China, que iria assumir o trono e virar imperador. Mas para isso, ele teria que se casar.
          Para escolher a melhor esposa ele resolveu fazer um desafio entre todas as candidatas a imperatriz, uma delas era uma pobre jovem, filha de uma empregada. A anos a jovem era apaixonada pelo príncipe. Sua mãe foi contra, pois sabia que as mais belas e ricas moças estariam em busca do amor do príncipe.
         No dia do desafio, o príncipe entregou a cada moça uma semente de flor, e em seis meses aquela que traria a mais bela flor seria a escolhida. A pobre jovem durante os seis meses cultivou e cuidou da semente que não brotou, triste ela foi até o palácio com seu vaso vazio e encontrou todas as outras moças com flores lindas e coloridas.
         O príncipe olhou para cada moça e finalmente escolheu a pobre jovem como sua futura imperatriz, pois sua flor era a mais bonita, era a flor da honestidade, pois todas as sementes que o príncipe distribuíra estavam estéreis, e não poderiam brotar.
Isso nos prova o quanto a honestidade é importante na nossa vida, não sendo necessário mentir.




          A Honestidade, palavra fácil de ser pronunciada, mas difícil de por ela em ação. Muitas pessoas não sabem desfrutar de sua honestidade, por isso, muitas pessoas mentem, para poder sair com vantagem de certos casos.
         A Honestidade pode ser compreendida de várias formas: falando a verdade, não duvidar das pessoas e acreditar nos nossos acima de tudo. A mulher que ganhou o desafio do Príncipe da China, foi honesta e levou o vaso vazio, pois nada é melhor que sermos honestos, verdadeiros.
         Ela ganhou o concurso, pois ela fez todo o processo, desde o plantio, esperou meses, nada havia brotado, ao chegar o dia da entrega das flores, tinha uma flor mais linda que a outra, mas para surpresa de todos, a escolhida foi a mulher que levou o vaso vazio para o Príncipe.
         Foi escolhida a mulher que levou o vaso vazio, pois todas sementes que as mulheres haviam ganhado eram estéreis.

          As pessoas devem ser honestas com o seu semelhante.

Renan Pfeifenberg
8ªA série



         A mensagem fala da honestidade, que não devemos trapacear, pois tudo que plantamos colhemos. A verdade é sempre necessária, mentir só traz prejuízos e consequências para todo, devemos ser sinceros, honestos e educados com todas as pessoas ao nosso redor (Luana e Daniele, 8ªB, 2011).




         Essa mensagem nos fez refletir sobre nosso cotidiano, mostrando que a honestidade deve fazer parte de nosso dia a dia. A honestidade nos faz crescer, nos deixa tranquilos, sem peso nas costas (Eloísa, Fernanda e Daniel, 8ªB, 2011).



         A mensagem nos mostrou que não importa ter a flor mais bonita, o que interessa é cultivarmos o amor e a honestidade que está nem nosso coração (Anderson, Luana e Raquel, 8ªB, 2011).


          A mensagem diz que não importa se a pessoa é pobre, o que vale é a honestidade. O príncipe não escolheu uma moça rica, mas sim uma moça pobre, trabalhadora e honesta.
         Poucas pessoas com as quais convivo são honestas. Fico pensando como vai ser om futuro destas pessoas.
         A honestidade é uma pérola que não pode ser quebrada (Josemar e Valcir, 8ºB, 2011).



FÁBULA DOS PORCOS-ESPINHOS

        Os alunos das 6ªs séries visualizaram a Fábula dos Porcos-espinhos, onde o valor retratado era o respeito as diferenças. A história contava que durante a Era Glacial muitos animais morriam de frio.
         Os porcos-espinhos, para sobreviverem decidiram se unir em grupos, assim se aqueceriam. No entanto, devido aos machucados provocados pelos espinhos decidiram se afastar, o que para muitos resultou em morte. Assim, precisavam escolher: ou desapareciam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros. “Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos. Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma pessoa muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro. E assim sobreviveram!”
         Deste modo percebemos que “o melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro e consegue admirar suas qualidades”.


Reflexões dos alunos:

         O texto relata sobre a importância de respeitarmos as diferenças das pessoas. Se queremos ter amigos devemos aprender a respeitar as suas diferenças, pois afinal, ninguém é perfeito. Temos que nos conscientizar que cor e raça não é motivo para não sermos amigos de alguém, afinal o que importa é a amizade. Não devemos deixar de ser amigo de alguém só por que a pessoa é deficiente, uma vez que, deficiência não é um defeito é apenas uma questão de saúde e algum dia essa pessoa pode te ajudar no momento em que seus amigos te virarem as costas e se tornar seu melhor amigo (Thaís e Sabrina, 6ªA, 2011).


         Nós refletimos nesta fábula e achamos que deveríamos aceitar mais as pessoas como elas são. Sabemos que não somos perfeitas mas faremos o nosso melhor. Seremos mais gentis, pacientes, educadas e interessadas em melhorar cada vez mais! Agradecemos por tudo (Dienifer e Thauhana, 6ªB, 2011).
     

         Nós entendemos que a gente deve se acostumar com os defeitos ou problemas do outro e mesmo que ele (a) tenha um defeito devemos ser amigos. E se tem uma pessoa que a gente não gosta nós não devemos só lembrar de seus defeitos, mas também de suas qualidades (Scheila berté e Thalia Mara Fachini, 6ªB, 2011).

         A gente aprendeu que tem que com viver e respeitar as diferença das pessoas e as dificuldades para conviver, mesmo que podemos nos machucar. Nunca podemos abandonar os amigo que estenderam a mão nas horas difíceis (Guilherme e Eduardo, 6ªA, 2011).





        
         Os alunos dos 5º Anos A e B trabalharam o texto "A Escola dos Bichos" de Rosana Rizzutti:

       "Conta-se que vários bichos decidiram fundar uma escola. Para isso reuniram-se e começaram a escolher as disciplinas.
       O Pássaro insistiu para que houvesse aulas de vôo. O Esquilo achou que a subida perpendicular em árvores era fundamental. E o Coelho queria de qualquer jeito que a corrida fosse incluída.
       E assim foi feito, incluíram tudo, mas... cometeram um grande erro. Insistiram para que todos os bichos praticassem todos os cursos oferecidos.
    O Coelho foi magnífico na corrida, ninguém corria como ele. Mas queriam ensiná-lo a voar. Colocaram-no numa árvore e disseram: "Voa Coelho". Ele saltou lá de cima e "pluft"... coitadinho! Quebrou as pernas. O Coelho não aprendeu a voar e acabou sem poder correr também.
    O Pássaro voava como nenhum outro, mas o obrigaram a cavar buracos como uma tropeira. Quebrou o bico e as asas, e depois não conseguia voar tão bem, e nem mais cavar buracos.
        SABE DE UMA COISA?
       Todos nós somos diferentes uns dos outros e cada um tem uma ou mais qualidades próprias dadas por DEUS.
        Não podemos exigir ou forçar para que as outras pessoas sejam parecidas conosco ou tenham nossas qualidades.
        Se assim agirmos, acabaremos fazendo com que elas sofram, e no final, elas poderão não ser o que queríamos que fossem e ainda pior, elas poderão não mais fazer o que faziam bem feito.

RESPEITAR AS DIFERENÇAS É AMAR AS PESSOAS COMO ELAS SÃO."


Reflexões dos alunos:

        A mensagem deixou para nossa vida que devemos respeitar uns aos outros, aceitando as pessoas do jeito que são (Alana e Jaíne – 5º Ano A).

        A mensagem diz que alguns animais fizeram uma escola e cada um deles queria aprender uma coisa. O coelho queria correr, o pássaro queria voar e o esquilo queria subir em árvores. Mas o que eles queriam fazer, os outros não sabiam. Então todos acabaram se machucando. Concluímos que: TODOS NÓS TEMOS NOSSAS DIFERENÇAS e que cada um recebeu suas qualidades dada por Deus (Nara e Aira - 5º Ano A).





Letícia Zanotelli
15/08/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário